A tentativa de Wallach
O administrador judicial da massa falida da usina Laginha, Armando Wallach, tentou emplacar uma empresa da qual é sócio no processo que definirá o Agente Especializado e o Stalking Horse para a venda dos ativos do grupo que pertencia ao ex-deputado João Lyra.
O Bastidor teve acesso com exclusividade a um manual produzido pela empresa, a Connexa Agente Especializado, que trata do processo competitivo para alienação dos ativos. A reportagem também obteve um e-mail, enviado pelo próprio Wallach, a possíveis interessados em participar da seleção.
A empresa que tem o administrador judicial como sócio, de acordo com o documento, ficaria responsável pela primeira etapa do processo, quando seriam escolhidos o Agente Especializado e o Stalking Horse. Consta que não haveria remuneração.
O texto, contudo, não descartava a possibilidade da Connexa ser escolhida como Agente Especializado. Em um processo de falência, a função é destinada justamente para organizar um processo competitivo para a alienação dos ativos. No caso da Laginha, segundo o manual da Connexa, estão avaliados em mais de 1,1 bilhão de reais.
Wallach, mesmo que indiretamente, poderia ter duas remunerações. A primeira como administrador judicial. Nesse posto, ele representa outra empresa em que é sócio: a Vivante. E a segunda como Agente Especializado, a partir da Connexa.

Seria, na opinião de um especialista em ativos estressados consultado pelo Bastidor, no mínimo “inusitado”. Não é comum o administrador judicial ser o responsável por negociar os bens e receber uma remuneração paga pelo comprador.
No e-mail enviado a alguns interessados, Wallach trata do plano de realização de ativos. Parecia buscar a aprovação informal de alguns interessados. O documento produzido pela Connexa não entrou no processo.
Procurado pela primeira vez no dia 20 de setembro, o administrador judicial limitou-se a dizer que a Connexa não participaria do processo. Não esclareceu a produção do documento. A reportagem contatou novamente o advogado na terça-feira (16) e questionou sobre o e-mail enviado a interessados. Não teve mais retorno.
No mês passado, os juízes responsáveis pelo caso convocaram uma assembleia geral com credores da usina para 30 de outubro para discutir, entre outros assuntos, a alienação dos ativos feita pelo administrador judicial.
Leia também:
Com delação de operador de Zé Dirceu, Renato Duque é condenado por receber propina na Petrobras
Leia MaisBoletim médico diz que estado de saúde regrediu e Jair Bolsonaro vai passar por mais exames
Leia MaisLula aceita indicação do presidente do Senado para o comando do Ministério das Comunicações
Leia MaisBanqueiros são alvos da Justiça, suspeitos de desaparecer com recursos de clientes em paraíso fiscal
Leia MaisPF afasta presidente do INSS por suspeita fraude em descontos de benefícios previdenciários
Leia MaisVoepass pede segunda recuperação judicial após das operações pela Anac
Leia MaisRelatório cita ligação do deputado Yury do Paredão com desvio de emendas e compra de votos
Leia MaisFlávio Dino suspende julgamento sobre perda imediata de bens de ex-executivos da Odebrecht
Leia MaisCCJ do Senado suspende análise de PEC que acaba com a reeleição para cargos do Executivo
Leia MaisSTF aproveita volta do feriado para decidir se punidos e delatores da Lava Jato podem reaver bens.
Leia MaisPrimeira Turma do STF aceita denúncia conta outros seis aliados de Bolsonaro por tentativa de golpe
Leia MaisFux volta a divergir dos colegas e diz que trama golpista deveria ser jugada pelo plenário do STF
Leia MaisEugênio Aragão, que participou da campanha do presidente, defende delegada da PF acusada de golpe
Leia MaisPGR diz que integrantes do Núcleo 2 gerenciaram operações para manter Bolsonaro no poder
Leia MaisPrimeira Turma do STF proíbe uso de celulares no plenário durante julgamento do núcleo 2 do golpe
Leia Mais